Primeira Impressão
Ao entrar no site da Yoplait, a primeira impressão causada é de uma marca estagnada, demasiado simples para uma marca tão grande. O site deveria parecer moderno, fresco, apetecível e com maior dinâmica. Os produtos têm que parecer saudáveis, apresentar frescura através de uma paleta de cores clara e viva.
Layout
Visto em monitores de grandes dimensões, o site apresenta barras laterais cinzentas que demonstram uma aparência antiquada. Ou seja, as barras cinzentas laterais fazem com que todo o espaço do ecrã não esteja a ser devidamente aproveitado. A versão mobile por outro lado está adequada ao espaço disponível.
Menu
O logotipo deveria estar à esquerda, porque é onde o utilizador está à espera de o encontrar.
Items de menu estão por baixo do logotipo, em vez de estarem à direita, reduzindo assim a altura do menu. Portanto por uma gestão de espaço e aparência, ao ter um menu menos alto, o utilizador consegue ver mais conteúdo da página.
Quando fazemos scroll o menu não reduz o tamanho, o que faz com que uma boa parte do ecrã fique ocupado.
O menu tem uma finalidade prática e não uma finalidade gráfica, pelo que a imagem existente nos sub menus “Products” e “Go-GURT” não fazem sentido.
A estrutura do menu é confusa e hierarquicamente incorreta. O menu deveria ser como apresentamos no fluxograma à direita.
Desta forma conseguimos reduzir o número de cliques para chegar a um determinado produto e evitamos que exista confusão entre as categorias de produtos.
Apresentação de Produto
Como o intuito é vender a marca e dar a conhecer mais produtos, faria sentido que no topo da página existisse um slider e não apenas esta imagem.
Ao apresentar um slider haveria a possibilidade de mostrar aos utilizadores vários produtos e/ou campanhas existentes, em vez de uma imagem estática.
Nas primeiras 5 secções do site, a marca procura apresentar sempre a mesma campanha, o que não é uma boa experiência para o utilizador. É confuso e não é objetivo, fazendo com que o utilizador desista.
Por outro lado, a variedade de produtos da marca deveria ser destacada no início da página e não apenas ao fundo.
Na secção dos produtos favoritos seria mais viável a apresentação de vários produtos, de forma a evitar esta versão redutora, que não traduz a realidade da marca, visto que esta apresenta um portefólio vasto de produtos.
Também o slider automático, seria nesta situação uma boa solução para mostrar mais produtos sem ter de utilizar demasiado espaço.
Apresentação de Redes Sociais
Ao fundo da página, não faz sentido haver duas seções para apresentar o mesmo. Com o intuito de ganhar força nas redes sociais, basta apenas uma destas seções para esse efeito.
A segunda opção é suficiente e mais elegante, para além de que nas barra de cima não se percebe o sentido entre as fotografias e a respetiva rede social.






